Como escolher um nobreak

Home / Dicas / Como escolher um nobreak

Em março, o TechTudo publicou uma matéria explicando o que é um nobreak. Neste artigo, mostraremos as principais características que devem ser consideradas na hora da compra de um equipamento. Para tal, apresentaremos os tipos de nobreak existentes no mercado e o que significam as siglas e capacidades descritas nos panfletos publicitários.

Diversas opções de tamanhos e modelos de nobreak disponíveis no mercado (Foto: Reprodução/Divulgação)

Proteção

Os nobreaks protegem os equipamentos contra quatro problemas principais causados pela variação da energia elétrica. São eles: os afundamentos de tensão, surtos de tensão, frequência elétrica e interrupções no fornecimento de energia.

Os afundamentos de tensão ocorrem quando a tomada não é capaz de fornecer a tensão nominal, causando uma queda súbita na tensão. No Brasil, as tensões elétricas mais comuns são 110 e 220 volts. De maneira análoga, os surtos de tensão ocorrem quando a tensão fornecida é superior à tensão esperada. A rede elétrica que chega em nossas casas é de tensão alternada, ou seja, o valor da tensão alterna entre valores positivos e negativos, por exemplo, entre 110 volts e -110 volts. A quantidade de vezes que esses valores se alternam em um segundo determina a frequência da rede elétrica, que no Brasil é definida em 60 Hz, isto é, 60 alternâncias por segundo. O terceiro problema da rede elétrica protegido pelo nobreak é exatamente a frequência elétrica.

Para evitar que esses três primeiros distúrbios da rede elétrica danifique o seu aparelho, um bom estabilizador pode ser suficiente. No entanto, os nobreaks, por possuírem bateria, permitem uma melhor correção da energia elétrica fornecida, pois utilizam a carga da bateria para alimentar os equipamentos. Além da melhor qualidade na correção dos distúrbios da rede elétrica, os nobreaks também possuem proteção contra interrupções no fornecimento de energia. A qualidade e a duração da proteção aos equipamentos são as variantes fundamentais para a escolha de um nobreak.

Atente-se

Quando vamos comprar um nobreak, a primeira pergunta que devemos nos fazer é quais equipamentos serão ligados ao nobreak e qual a corrente elétrica que cada um necessita. Esse questionamento nos leva à potência do nobreak, medida em volt-ampère (VA). Quanto maior a potência, mais equipamentos podem ser conectados e por maior tempo o nobreak alimentará esses aparelhos em caso de interrupção de energia.